Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

MELHOR DO QUE SER CHEFE

O menino havia notado diferença entre uns “chefes” que o rodeavam. Um coleguinha, que comandava a turma; o inspetor, o xerife do corredor; a professora, autoridade máxima na sala de aula; e a diretora, que mandava na escola. Uns falavam e eram ouvidos. Outros enfrentavam resistência.

— É que uns são líderes. Outros, apenas chefes... O menino ficou tão curioso que deixou brotar um pomposo bico no rosto. E o da cabeça branca prosseguiu: — Parecem sinônimos, mas, no fundo, são diferentes... O velho, então, explicou que chefe é aquele que dá ordem e cobra resultado. Chefe não se importa com nada além de manter seu status, seu comando. Prefere ser temido do que amado.

Mas os líderes são como um velho pastor de ovelhas, que guia o rebanho com sua voz. Quando uma se perde, o líder vai atrás e a resgata. Já o chefe, nesse caso, age diferente. Ele trata de arrumar um substituto. E pior: muitas das vezes é um comando do chefe que faz a “ovelha” se desgarrar do “rebanho”. Líder caminha junto. Chefe gosta de ficar na frente. — Chefe se importa com metas, menino, não com pessoas — resumiu o velho. O garoto foi ligando os pontos e identificando em seu mundinho quem era quem. E o velho completou: — Quando você tiver a chance, escolha ser líder, menino. Os chefes passam. Mas o líder, por nunca desistir dos seus, jamais é esquecido por eles.

• Marque alguém que vai gostar de ler essa crônica. ✅ • A foto que ilustra essa #cronica sobre liderança tem, ao fundo, o Palácio Pedro Ernesto - sede do Legislativo carioca.

 

©2018 by Daniel Brunet. Proudly created with Wix.com