Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Histórias da imprensa: o Caso Amarildo


Na faculdade, eu lia os jornais e gravava o nome dos repórteres que assinavam as matérias que eu gostava. Quando comecei a estagiar, esbarrava com eles na rua e...: “Caramba! Aquele é o fulano. Achei que fosse mais alto...”, viajava na minha fértil imaginação de aprendiz.

Hoje, divido a Redação com muitos deles, gente como Elenilce Bottari, a talentosa na foto comigo.

Sabe o Caso Amarildo, de 2013? Não importa se você é a favor ou contra a tortura, se você acha que ele merecia ou não merecia morrer, não importa se você ficou feliz ou triste com o caso. Repórter não escreve o que o leitor quer. Repórter escreve notícia, seja ela feia ou bonita.

Bem... se hoje todos sabem da abertura de investigação contra um grupo de PMs foi porque a Elenilce contou primeiro.

O Amarildo sumiu no dia 14 de julho de 2013, e o desaparecimento dele começou a ser questionado nas redes sociais e nas "manifestações de julho".

Dez dias depois do sumiço, Elenilce publicou matéria falando, pela primeira vez, na suspeita de tortura. O texto veio com foto inesquecível da Mônica Imbuzeiro - a família do pedreiro sentada no chão e olhando para a lente.

O desaparecimento, que já tinha sido noticiado, ganhou repercussão - internacional, inclusive - diante da suspeita de tortura. Tudo relativo ao caso ganhou espaço na mídia. Foram dias e mais dias ocupando o noticiário.

Ocultaram o corpo de Amarildo, mas não a história. A imprensa não deixou.

Anos depois, 13 policiais foram condenados pela Justiça. E o Caso Amarildo se tornou o mais emblemático episódio de tortura na Era das UPPs, unidades de segurança lançadas para... pacificar as comunidades.

*** A imprensa trabalha para esclarecer fatos, por isso precisa ser livre. Os repórteres têm compromisso com a verdade, por isso incomodam. Mas, que fique claro, eles só incomodam os que preferem a mentira. Os demais buscam nossas linhas todos os dias e com satisfação.

 

©2018 by Daniel Brunet. Proudly created with Wix.com