Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

A batalha do Alemão


Este mês, completam-se OITO anos da operação de ocupação do Complexo do Alemão. Aquela foi uma época de muita esperança. Lembro que naquele dia, ouvi alguns moradores das comunidades sobre o que estava acontecendo. Todos acreditavam que o Rio ia mudar dali pra frente. Só que hoje, menos de 10 anos depois, a política das UPPs está quase falida. E o governador que a implantou, preso por corrupção.

Na foto, eu e o meu querido Genilson Araujo estamos na Estrada do Itararé, quase na esquina da Rua Joaquim de Queiroz, entre o Morro do Alemão e Itararé (à direita da foto) e o Morro da Baiana (à esq. da foto). Quando essa imagem foi feita, uma bandeira do Estado do Rio já tinha sido hasteada no coração daquele mar de favelas.

Mas, no início da operação, houve muita tensão. Por uns momentos, teve tiro vindo do Alemão e da Baiana ao mesmo tempo. E a gente estava ali no meio, abaixado na porta de umas lojas. Que sufoco! . . Se hoje as pessoas sabem como se deu a operação, é porque a imprensa estava lá para contar. . Se as pessoas podem comparar o antes e o depois, é porque publicamos as informações. . #imprensalivre